As Saúvas – Uma sociedade de formigas

Vídeo excelente mostrando a vida das saúvas e sua importância ecológica! Além de estar recheado com belas imagens está didático e com ótima trilha sonora. O filme foi produzido pela Joana Fava Alves. As formigas também tem um blog.

As Saúvas – Uma sociedade de formigas from Jo Fava Alves on Vimeo.

As formigas habitam o planeta Terra há mais de cem milhões de anos. Apesar de pequenas e da aparente simplicidade, elas têm uma complexa organização social com um sofisticado sistema de divisão de tarefas.

Este vídeo mostra fenômenos e comportamentos que retratam a biologia e a ecologia desses insetos sociais.

2 comentários em “As Saúvas – Uma sociedade de formigas”

  1. hum, aprendendo sobre sauvas! mto legal.

    elas sao agrigultoras… hum… seria bem legal ver uma dirigindo seu mini tratorzinho! =D

  2. perguntas/observacoes:

    1-) como a rainha leva um pedaco do fungo com ela? A “pele” dela está “contaminada” pelo fungo? (formiga tem pele?! hahaha) se ela carrega, como ela sabe q tem q colocar em sua mochilinha um pedaço de lembas? muito interessante
    2-) 13 anos vive uma rainha? isso é bastante para um inseto!! caraca!
    3-) a rainha ensina alguma coisa para as primeiras formigas que nascem? A rainha é a única que esteve em outro formigueiro, as outras ja nasceram no novo formigueiro, como elas aprendem/sabem o que devem fazer? Como que um soldado sabe q eh um soldado e nao uma enfermeira, por exemplo ?
    4-) o “software/hardware” que existe dentro dos cérebros delas deve ser bem eficiente. É uma organização bem complexa.
    5-) Existe algum estudo a respeito do aprendizado das formigas? ou elas ja nascem assim? a informação já está nos cromossomos?

Os comentários estão fechados.