Virada Astronômica

Não é somente de esportes que a cidade de São Paulo sobreviverá nos dias 22 e 23 de setembro. Haverá também uma virada astronômica, com atividades de reconhecimento do céu e sessões extras nos planetários.

Vejam a programação

22/09 – sábado

14h – Singularidade, com tema sobre aquecimento global;
15h, 17h e 19h – sessões do Planetário:
15h: “Planetas do Universo”;
17h: “Estações do Ano”;
19h – Cine Comentado, com exibição do vídeo-documentário Diário de Bordo, seguido de debate com Alexandra Delijaicov (FAU/USP), Eduardo Jorge (Secretário do Verde e do Meio Ambiente), Paulo Saldiva (Faculdade de Saúde Pública da USP), José Ignácio Sequeira (Presidente da EMTU) e mediação de Soninha Francine. Gratuito, por ordem de chegada, até serem preenchidos os assentos disponíveis na sala de projeção.
21 h – Sarau Astronômico, em parceria com o Centro Cultural de São Paulo;
23h: Sessão: “O Lado Escuro do Universo”;
24h – Atividades de observação: Reconhecimento do céu noturno;
02h – Sessão: “Planetas do Universo”

Leiam um trecho do release do evento, divulgado pela prefeitura da cidade:
“O Cine Comentado é uma atividade desenvolvida em parceria com a Estate Produções, com apoio da Porto Seguro Vida e Saúde. O vídeo documentário Diário de Bordo, de Paola Prestes, tem 27 minutos e mostra uma câmera subjetiva registrando o dia-a-dia da cidade através do pára-brisa de um carro.”O filme e fascinante para os espectadores (aqueles que aceitam o contrato) que se deixam levar por esse tempo de que corre indefinido (…). Paola Prestes expressa uma vivência de São Paulo. Diário de Bordo e uma das formas de nossa sensibilidade a cidade.” Jean-Claude Bernardet (Caminhos de Kiarostami, Cia das Letras, 2004). A sessão terá início às 19h e será gratuita, por ordem de chegada, até serem preenchidos os lugares da sala de projeção.

Como céu estrelado necessariamente lembra contemplação, o Planetário promove, junto com o Centro Cultural São Paulo, a segunda versão do Sarau Astronômico, com direito à música e à poesia… na Sala de Projeções! Com a apresentação musical de Celso Delneri (violonista), Sonia Parma (canto) e Sacha Arcanjo & Raberuam (canto), além das leituras de Paulo Roberto Jordão, Lizette Negreiros, Márcia Denser e Maria Adelaide Pontes, o Sarau tem início às 21h de sábado, 22.

Em parceria com o Museu de Arte Moderna os Planetários participam da Primavera no Parque, evento ligado ao “Primavera nos Museus”, organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Para celebrar o início da primavera e colocar em pauta a necessária preservação ambiental, a Primavera no Parque põe em xeque o Aquecimento Global. A contribuição da astronomia será uma palestra sobre o tema, que marca a segunda edição do evento Singularidade, às 14h de sábado, além de uma sessão de observação solar segura, no Jardim das Esculturas do Museu, a partir das 10h de domingo, 23.”