A Fraude do Aquecimento Global

Aproveitando as fotos das geleiras e os comentários sobre “Uma Verdade Incoveniente” resolvi desenterrar um tópico antigo que está em tanatose a meses.

Tudo começou com a “confirmação” de que o homem é o responsável pelo aumento da temperatura do planeta divulgada no último relatório do IPCC. Depois de uma overdose de manifestações do tipo “ah, eu já sabia” ou “sempre foi mais do que óbvio”, finalmente encontrei uma opinião mais ponderada, que resumi no aquecimento cerebral (uma série de textos publicados no Biodiverso).

Depois de ler o Ambientalista Crente, que expõe sucintamente o lado cético ao aquecimento global por responsabilidade humana, acabei me deparando com outro texto.

A fraude do aquecimento global. Esse é longo e detalha diversos aspectos do aquecimento global como uma jogada política, uma das maiores operações de manipulação de opinião pública da história. Vale a leitura.

Como uma coisa puxa a outra, enquanto lia descobri o The Great Global Warming Swindle (a grande fraude do aquecimento global), que é um documentário inglês que trata exatamente do mesmo assunto. O documentário também vale a pena ver, já que ele coloca em imagens o que o texto expõe, só que de um modo mais didático. O vídeo está abaixo na íntegra, mas dura 1h13min. Igualmente recomendado é a leitura da entrada deste documentário na Wikipédia.

Na minha cabeça o ponto chave a ser resolvido é se o gás carbônico é o responsável pelo aumento da temperatura. O resto é alarmismo. Enquanto isso não estiver resolvido qualquer outra medida, decisão ou opinião pode não passar de um belo chute de meros macacos (ou algo muito bem pensado).

O foda é que por não entender bulhufas de meteorologia não dá pra confiar em ninguém, nem laudos mundiais nem documentários parciais… Alguém conhece um climatologista/meteorologista de confiança?

Bom aquecimento pro fim de semana.

3 comentários em “A Fraude do Aquecimento Global”

  1. Valeu pelo post, Nelas! Faz tempo que a gente precisava falar disso… tem muita coisa a respeito!
    Ainda não consegui ver esse filme inteiro, só uns trechos, e a página que diz que esse vídeo também é um fraude é bem longo também. Como a Mônica disse: “tá difícil acompanhar a literatura”.

Os comentários estão fechados.