Lei Rouanet – Incentivo a pesquisa!!!

“A Lei Rouanet para pesquisa foi sancionada e publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira e prevê, pela primeira vez, redução de impostos para empresas que investirem em projetos de inovação científica e tecnológica.
A nova lei permite que haja dedução de no mínimo metade e no máximo duas vezes e meia o valor investido na pesquisa. Essa redução de impostos será inversamente proporcional à participação da empresa na propriedade intelectual do produto decorrente da pesquisa. A empresa pode, por exemplo, escolher deduzir menos impostos e depois ganhar mais na repartição da patente. Ou, se não tiver interesse específico na tecnologia, pode abater até 250% do investimento em tributos, sem direito a patente.”

Fonte: O Estado de São Paulo

Quem sabe a galera consegue uma verba extra!!!

2 comentários em “Lei Rouanet – Incentivo a pesquisa!!!”

  1. Não só sei, como acho o apelido mais sarcástico que eu já vi (mesmo contando que eu vi um negão apelidado de alemão).

    Sobre a lei: sempre me questionei porque não havia formas de incentivar a pesquisa, assim como existe para a cultura (sem a menor intenção de comparar as duas coisas). Em alguns lugares isso até existe, no curso que eu fiz fora tinha muita gente que tinha os gastos custeados por dinheiro de pessoas ricas que não tem mais onde enfiar tanta grana (mais especificamente do fundo Mary Gates, mãe do pequeno Bill – por sinal procurando por Bill Gates no Wikipedia aparece uma foto dele com o Lula, nada a ver com o assunto, mas achei curioso). Claro que não é a solução que eu espero para o Brasil, mas o ponto é que acredito fortemente é necessário outras formas de investimento em pesquisa (e em educação), e acredito que essa seja uma possível solução. Talvez essa saída não seja aceita facilmente, pois sempre caímos naquela história de que ao aceitarmos um dinheiro externo corremos o risco de estarmos fazendo uma pesquisa direcionada aos interesses de uma empresa em particular, e não da comunidade (geral ou científica). No final, na opção que a empresa não tem direito a patente o assunto parece, pelo menos legalmente, resolvido. No entanto nos outros casos não sei como essa discussão ia ficar (no geral eu fico em um meio termo, acredito muito na pesquisa básica, mas acho que não podemos nos fechar para o mundo). Só para finalizar acho a lei Rouanet bem legal, mas também pode ser mal aplicada, como no caso do Cirque du Soleil (lembrando que nesse caso falo sem grandes conhecimentos, apenas baseado no que chegou a mim). Em princípio essa lei visa incentivar (e porque não popularizar) a cultura, só que como isso é possível se mesmo com um bom apoio de patrocinadores (que tiveram todos os seus gastos deduzidos do imposto de renda) o ingresso mais barato custa R$ 130,00! Eu acho que o show vale a grana (apesar de nunca ter ido, sei que é fantástico), mas me dá uma sensação de que alguém está embolsando uma boa grana!

Os comentários estão fechados.